Variedades

​Virada da Inovação foi sucesso com troca de conhecimentos, criação de ideias e integração entre equipes na busca por novos negócios

Após mais de 26 horas com troca de ideias, busca por soluções e criação de propostas, a Virada da Inovação, realizada pela CroSoften com apoio da Faculdade Una, foi um sucesso entre os competidores, mentores e a banca examinadora. Do início da tarde do último sábado ao fim de tarde de domingo o que não faltou entre os participantes foi determinação em sugerir novas propostas de aplicativos e ações para resolver problemas propostos, que segundo eles poderão virar novos negócios.

Dentre os temas propostos, o que ganhou maior foco dos grupos foi a educação com destaque para uso da tecnologia para aprendizado online. Foi neste caminho que o grupo de Fernando Diniz, graduado em Marketing, apresentou uma proposta voltada para o ensino teórico de legislação de trânsito, exigido no processo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para ele a experiência foi muito válida e a proposta pode virar um negócio. “Foi um desafio muito bom e acredito que todos deveriam passar por esta experiência. Agora vamos procurar trocar este negócio e estamos muito confiantes no modelo proposto. Além disso, a experiência foi muito boa em relação às pessoas que participaram, fiz grandes amigos em uma equipe que ficou muito satisfeita com o que conseguimos entregar”, avaliou.

A estudante de administração, Monike Stéfani Dias Pereira, que foi uma das líderes do grupo vencedor, com uma proposta de aulas online de forma diferenciada, comemorou a conquista e fez uma avaliação do evento. “Estamos muito felizes com o resultado. Este foi o primeiro evento do tipo que participo e estou surpresa com a estrutura e os grupos interessados que se motivaram a virar a noite com muita organização, horários, infraestrutura e a presença dos mentores que deram bastante ajuda. Sinto que a ideia fluiu e vamos seguir para ver se o que propusemos irá virar um negócio”, destacou uma das campeãs, no grupo que contou também com Ygor Silva Moura e Adalberto Caldeira Brant Filho.

A banca examinadora que escolheu o melhor projeto e os mentores que apoiaram na realização dos trabalhos contou com profissionais reconhecidos do mercado. Um dos convidados, como avaliador, foi Rodrigo Reis, que é um dos fundadores da startup Arena, uma plataforma para fãs de esportes conversarem durante eventos ao vivo. Residindo na Califórnia, nos Estados Unidos, ele aproveitou a vinda ao Brasil para participar e elogiou a transformação que tem percebido por aqui. “Eventos como este estimulam a inovação e o empreendedorismo, sendo muito importantes, principalmente porque ainda estamos bem atrasados no Brasil. Quando sai daqui não exista isso e agora um evento como este é muito importante e essencial para o ecossistema de startups e empreendedorismo na região. Temos muito a avançar ainda, mas as condições existem e ações como esta com apoio das instituições envolvidas é muito importante para atingir novos objetivos”, destacou o empreendedor.

Para a organização do evento, esta primeira edição mostra o quão é importante realizar ações que incentivam a busca por novas ideias, como ressalta o CEO da CroSoften, Rafael Melo, que foi idealizador da ação. “Tivemos a participação de pessoas que realmente demonstraram interesse em se dedicar, buscar novas soluções e encontrar caminhos que possam ser diferenciais para suas carreiras e para o mercado. Além do resultado apresentados nas propostas, o que percebemos com participantes e convidados para mentorias e banca é que todos acreditam que este é um caminho que precisa ser incrementado. Assim, vamos pensar em novas ações como estas, que vão ao encontro do que pensamos na empresa também, que é colaborar com empresas e pessoas que acreditam e querem criar novas soluções. Este é nosso negócio e queremos incentivar mais pessoas a virem com a gente”, destacou.

A Virada da Inovação aconteceu no Anima Lab da Faculdade Una Uberlândia, que foi apoiadora do evento. O coordenador dos cursos de Computação da Una, Jean Carlo de Sousa Santos, foi mentor e elogiou a atuação dos participantes. “A Una criou este centro de inovação para atender aos alunos e a comunidade, então receber um evento deste vem ao encontro do que acreditamos e incentivamos. Fiquei muito feliz em ver o empenho dos participantes, que se dedicaram a passar uma noite discutindo ideias, fazendo pesquisas e demonstrando muita vontade em aprender e, principalmente, aproveitaram para buscar mais ideias com os mentores e acredito que farão bom uso das considerações da banca de avaliadores para seguir com seus projetos em busca de transformar em novos negócios”, concluiu o coordenador.

Ao término do evento a equipe que criou o projeto vencedor foi premiada com a participação em um programa para incubadora de startup, desenvolvido pela CroSoften Tecnologia e Inovação. A escolha do melhor projeto levou em consideração critérios como a criatividade e inovação, qualidade técnica, aplicabilidade e interoperabilidade, usabilidade e acessibilidade.

Lancam CineMaterna Uberlândia-59
Post Anterior

CineMaterna exibe o filme ‘De Volta Para Casa’ nesta quinta-feira (26/10)

Próximo post

Una oferece mais de 100 bolsas de estudo com até 100% de desconto nas unidades de Minas Gerais e Goiás

GA Comunicação

GA Comunicação

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>