Noticias Cult

Afinal de contas, o que é 4G?

A nova tecnologia para transmissão de dados de celular que está implementada no Brasil é a 4G. Os smartphones mais modernos do mercado já saem da fábrica adequados para essa tecnologia e as principais operadoras, como a Algar Telecom, já estão com suas novas antenas e estruturas de fibra ótica funcionando para prestarem esse serviço, mas afinal de contas, o que é 4G? É claro que para explicar com mais profundidade, seria importante falar sobre todos os detalhes técnicos envolvidos, porém explicarei de uma forma mais simples, para que você possa conhecer os pontos mais relevantes.

4G significa “quarta geração” da telefonia móvel, que é sucessora da segunda e terceira geração (2G e 3G, respectivamente).
Mas qual a diferença entre essas gerações?

Todos os celulares funcionam exatamente da mesma forma: são células (e por isso se chamam celulares) que possuem uma antena que capta o sinal de outras maiores e mais robustas, que estão nas torres das operadoras. Cada geração da telefonia móvel funciona em uma freqüência diferente de ondas eletromagnéticas que se propagam pelo ar.

Na primeira geração de celulares, dos antigos Motorola Dynatec 8000x, Motorola PT-550 e Motorola StarTAC, a tecnologia era analógica e sem criptografia, permitindo apenas a transmissão de voz. Dez anos depois, foi lançada a segunda geração chamada de 2G, onde os celulares finalmente se tornaram digitais e a voz era convertida e transmitida por números (código binário). Além de tornar a transmissão de dados mais segura, com a chegada da tecnologia 2G o mundo conheceu o SMS (mensagens de texto) e a internet móvel.

Já na tecnologia 3G, a mudança mais significativa foi na velocidade da internet móvel, que chega a 21 mbps (megabits por segundo) e permite o uso de vídeo-chamadas, download de músicas e vídeos, transmissão mais rápida de arquivos pesados e a utilização do MMS, que é a evolução das antigas mensagens de texto, que agora suportam também fotos e vídeos.

A tecnologia 4G, ou seja, “quarta geração” da telefonia móvel, trafega a uma velocidade de até 100 mbps, o que permite uma transmissão de dados muito superior. Com esta velocidade, foi possível o consumo de vídeos online de alta definição, jogos 3D, ligações via internet e muito mais, o que permitiu uma interatividade muito maior que na tecnologia anterior e a transmissão de grandes arquivos. Como vocês podem ver, a evolução mais considerável da tecnologia 3G para a 4G é basicamente a velocidade de transmissão de dados, que passou a ser muito maior. Em poucos anos, será permitido navegar a uma velocidade de 1 gigabit por segundo através das melhorias na tecnologia 4G.

Já na próxima geração, o 5G, a mudança será tão grande que mudará para sempre o nosso modo de vida, com a viabilidade dos carros autônomos e a popularização da “internet das coisas”, por exemplo, que conectará todos os eletrodomésticos e eletrônicos que utilizamos com a internet. A previsão é que tenhamos mais de 665 bilhões de dispositivos conectados nós próximos quatro anos navegando a uma velocidade de 20 gigabits por segundo. Para se ter uma ideia do que é esta velocidade, em poucos anos será possível fazer o download de um filme completo com resolução 4k em pouquíssimos segundos. Estão sendo investidos mais de 4 trilhões de dólares nesta nova tecnologia por países europeus, Coréia do Sul, Estados Unidos e o Japão. E você, está preparado para navegar neste novo mundo?

Por: Thiago Melo | Diretor executivo da VOX Social Media, agência de marketing e comunicação digital do Rio de Janeiro que acaba de chegar em Uberlândia. Foi gerente de projetos da Presidência da República e já desenvolveu projetos para empresas como Coca-Coca, Petrobras, Banco do Brasil, CAIXA, Brasil Telecom, Oi, TIM, WWF, Volkswagen, Chevrolet, Mitsubishi, Fiat, Jeep, Chrysler, Dodge, RAM, Honda, Hyundai, FGV, UNICEF, Bayer, entre dezenas de outras grandes empresas do Brasil e do mundo.

Postado por: Filipe Medeiros | Assessor de conteúdo da Revista Cult

Imagem: Divulgação/Internet
Post Anterior

Organização de eventos movimenta trade turismo

o3
Próximo post

Olímpia, diversão e descanso no mesmo destino

redação

redação

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>