ArtistasCulturaEventosMúsica

Apresentações de dança movimentam Virada Cultural em Uberlândia

Durante a programação o público poderá assistir apresentações de seis grupos de dança; evento é completamente gratuito

A dança é tida como uma, entre as várias formas de expressar os sentimentos por meio de passos, movimentos e gingados. Os visitantes que comparecerem á 2ª edição da Virada Cultural de Uberlândia poderão conferir de perto o trabalho realizado por diversos artistas e companhias de dança da região. Nesta quarta-feira (06), a apresentação ficará por conta do Studio de dança Passo de Art, a Escola de dança Leandro Theodoro e a Cia El Marouni. Já no feriado de 7 de setembro, a animação será com as apresentações do grupo de dança Cris Cabral, o grupo de Balaio de Chita e dos dançarinos do Sesc de Uberlândia, com a apresentação “Corpos e Dom Quixote”. A Virada Cultural acontece a partir das 17h, no Teatro Municipal com entrada gratuita.

Durante os dois dias de programação os grupos de dança irão apresentar coreografias com o objetivo de atrair e envolver os visitantes da Virada Cultural.

Para a diretora executiva da Viva Marketing Eventos e Cultura, Antônia Nunes de Oliveira, quando as danças são realizadas de forma organizada, a apresentação prende a atenção do público e pode ser bastante impactante. “Nosso objetivo é proporcionar a interação com o público que vai estar presente durante o festival. Nessas apresentações, os grupos de danças se concentram em alguma parte do espaço e convida o público para participar. No ano passado aconteceu essa interação com o público e eles se mostraram bastante satisfeitos.”, concluiu.

Uma das apresentações esperadas pelo público será a do grupo de dança Balaio de Chita. O grupo está a seis anos levando animação por onde passa com os cerca de 25 integrantes que compõem o conjunto. Com passos precisos o rodado das longas saias, as dançarinas encantam o público com apresentações de Cacuriá, Ciranda, Coco, Jongo e Carimbo.

O grupo promete encantar o público com apresentações de canto e dança dos diversos ritmos populares brasileiros, como a ciranda dançada e cantada nas beiras do mar no Nordeste, a ciranda de Pernambuco, o cacuriá e o caroço do estado do Maranhão, o Jongo no Rio de Janeiro e São Paulo, o batuque de umbigada no interior paulista e tradicional a congada praticada no estado de Minas Gerais.

Para Fernanda Abreu, integrante do grupo, eles se intitulam como um grupo de pesquisa e práticas brasileiras, que recriam e reinventam suas danças. “Para o festival, estamos ensaiando a coreografia dinâmica. Estamos animados com a apresentação. O grupo inteiro está muito empolgado porque o festival dá visibilidade para nosso grupo, nascido em Uberlândia. Somos um grupo legitimamente mineiro, mas com todos os ritmos da cultura popular brasileira.”, finaliza.

A 2ª Virada Cultural de Uberlândia – Cultura em Movimento é uma realização da Viva Marketing Eventos e Cultura, com o patrocínio da Uberlândia Refrescos, Instituto Alexa e Alesbisa por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. Fomento da Codemig e apoio do Colégio Nacional, Start Química, Provanza, Hospital Santa Clara, Center Shopping. Parceria, Sesc e Senac. Mais informações na página: www.facebook.com/viradaculturaluberlandia e no site www.viradaculturaluberlandia.com.br

 

Programação:
Apresentações Grupos: Passo de Art, Escola de dança Leandro Theodoro, Cia EL Marouni
Data: 6 de setembro (quarta-feira)
Horário: A partir das 18h30

Apresentação grupos de dança Grupos: Corpos e Dom Quixote (Sesc), Balaio de Chita, Grupo de dança Cris Cabral
Data: 7 de setembro (quinta-feira)
Horário: A partir das 18h30

Serviços:
2ª edição da Virada Cultural – Cultura e Movimento em Uberlândia
Apresentação dos grupos de dança
Horário: A partir das 17h
Local: Teatro Municipal

Post Anterior

Viradinha Kids será realizada pela 2ª vez na Virada Cultural de Uberlândia

Próximo post

Outback lança Festival de Burgers com sabores exclusivos da marca

Serifa Comunicação

Serifa Comunicação

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>