Variedades

Centro Oncológico do Triângulo completa 20 anos no próximo dia 8 de setembro

O desejo de oferecer a Uberlândia e região um serviço de excelência no atendimento ao paciente oncológico: foi com este objetivo que, há duas décadas, tinha início a história do Centro Oncológico do Triângulo, que no próximo sábado, 8 de setembro, completa 20 anos de história. A clínica, que é considerada uma referência no tratamento do câncer para mais de 70 cidades, é um símbolo de crescimento e investimento constante em tecnologia de ponta e atendimento humanizado.

O começo

A trajetória da clínica teve início em 1998, por iniciativa dos sócios fundadores, os médicos Rogério Agenor de Araújo, Valéria Ribeiro Lopes e Zaíra Medeiros Loureiro, que atendiam no Hospital do Câncer de Uberlândia e, por meio do incentivo do médico Carlos Oberto Testa, identificaram a oportunidade de abertura de uma clínica para tratamento do câncer com foco no atendimento humanizado do paciente.  A estrutura inicial tinha apenas 30 metros quadrados e, no início, a atividade principal era servir como um Centro de Diluição de medicamentos para pacientes de quimioterapia.
A primeira sede própria foi inaugurada em 2001. A estrutura montada em um sobrado na rua Guaicurus, no bairro Vigilato Pereira, contava com um espaço de aproximadamente 500 m², sendo três salas, com seis cadeiras para aplicação de quimioterapia, além de uma farmácia para preparar a medicação e uma pequena capela. Na época, faziam parte da equipe três oncologistas, um cirurgião oncológico e dois enfermeiros.

Com o desenvolvimento e crescimento da procura pelos serviços do COT, em 2006 foi inaugurado um novo prédio, com 1.320 m². A nova estrutura contava com espaço adequado para serviços de radioterapia. Nestas duas décadas, o COT trouxe conquistas importantes para a cidade, como a iniciativa pioneira na cidade de trazer a tecnologia da radioterapia em prona, que é um equipamento inovador que diminui o impacto dos efeitos da radiação para órgãos como o pulmão e o coração.

Estrutura física

Em relação à capacidade física, a estrutura do COT, que inicialmente comportava apenas três salas, com seis cadeiras para aplicação de quimioterapia, uma farmácia para preparar a medicação e uma pequena capela, se tornou um grande centro de tratamento do câncer. Hoje são duas sedes que ao todo somam 14 consultórios. Em Uberlândia, a clínica conta com uma estrutura de 1.337 m², que comporta seis quartos e 12 leitos. Já em Araguari, a sede construída em 2013, conta com 473 m², sendo três quartos e seis leitos.

Corpo clínico reconhecido no mercado

Nestes 20 anos de atuação, o corpo clínico também cresceu. Na época da inauguração da primeira sede faziam parte da equipe apenas três oncologistas, um cirurgião oncológico e dois enfermeiros. Hoje, são 28 médicos de diversas áreas que estão em constante processo de formação, além de outros 104 colaboradores. As especialidades também estão em contínua evolução e a cada ano novos serviços são agregados. Atualmente, o COT oferece 14 especialidades, sendo: geriatria, hematologia, mastologia, oncologia clínica, patologia bucal, radioterapia, clínica médica, radiologia intervencionista, reumatologia, cirurgia oncológica/uro-oncológica, neuroradiologia intervencionista e oncologia ginecológica. A clínica também possui a especialidade de Cuidados Paliativos, além de psicólogo, dentista e nutricionista.

Tecnologia de ponta

A clínica também investe cada vez mais em tecnologia de ponta e oferece aos pacientes o que há de mais moderno em equipamentos para tratamento do câncer. Na Quimioterapia, são realizados os procedimentos: oral, intratectal, intramuscular, sondagem vesical, subcutânea e intravenosa. Já na Radioterapia, os pacientes podem contar com: acelerador Linear Varian, IMRT, Radiocirurgia, 3D e Prona. Além disso, o COT também oferece outras tecnologias como a touca hipotérmica, quimioterapia oral e imunoterapia.  Os pacientes também podem contar com mais de 30 convênios, além de assistência domiciliar e cuidados paliativos, atendimento nutricional e psicológico, e micro procedimentos cirúrgicos.

Premiações

A qualidade dos serviços oferecidos pelo COT garantiu à clínica o Prêmio Top Of Mind em 2016. A empresa também foi eleita pelo ranking Great Place To Work como uma das melhores empresas para trabalhar, sendo premiada em 2015, 2016, 2017 e 2018.

 

Top of Mind 2018
Post Anterior

Marcas mais lembradas serão conhecidas na 21ª edição do Prêmio Top Of Mind Uberlândia S.A.

feira nações e arte
Próximo post

Center Shopping recebe Feira Nações & Artes

GA Comunicação

GA Comunicação

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>