Comunicação CultFornecedoresVariedadesVeículos

Como está sua comunicação?

Tenha um tom de voz adequado
para o ambiente que você está

Dizem que a primeira impressão é a que fica não é?! Sim, porém a segunda, a terceira e todas as outras também. Então, a pergunta que você deve se fazer é: como quero que a outra pessoa me entenda? Então vamos às dicas.

Escrita: cuidado com emails e redes sociais principalmente, comunique de forma clara e objetiva, seja educado e atencioso, lembre-se que pra escrita vale: começo, meio e fim. Para finalizar um email existe uma regra super simples presente no manual de boas práticas da Presidência da República que é a seguinte: finalize com atenciosamente, emails, ofícios e afins para cargos igual ou menor que o seu, e respeitosamente para cargos acima do seu. E uma dica muito importante, leia antes de enviar.

Visual: mostre interesse sempre que comunicar visualmente com a pessoa, não olhe, nem consulte relógio e celular, enquanto uma pessoa fala com você e sempre olhe nos olhos. Evite ao máximo mexer no celular, principalmente para conversar em redes sociais. Aproveite esse momento, pois ele cada vez está mais raro pelo mundo que vivemos.

Na fala: tenha um tom de voz adequado para o ambiente que você está. E cuidado com a gesticulação demasiada neste momento. Cuide se também do seu hálito, pois ele atrapalha muito caso não esteja bom. Ao tomar um cafezinho famoso em todas as reuniões, tome logo em seguida um copo de água, isso vai ajudar a tirar o gosto do café e vai deixar o hálito mais agradável. Caso produza muita saliva ao falar, procure tomar um copo de água nos pausas da comunicação.

Agora que já alinhamos nossa comunicação, aproveite e siga as regrinhas de boas maneiras que só vão ajudar.

Por: Bruna Barcelos | Consultora Comportamental
Postado por: Filipe Medeiros | Assessor de conteúdo da Revista Cult

Imagem: Shutterstock
Post Anterior

Você pode desistir, se quiser.

Foto: Shutterstock
Próximo post

É preciso falar para libertar

redação

redação

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>