Bem CultQualidade de vida

Conflitos conjugais

Os casais têm mais interações conflituosas
quando vivenciam mais problemas cotidianos

Algo intrínseco a todo e qualquer relacionamento é a presença de conflitos. As pessoas são diferentes e é natural que tenham suas diferenças. Além disso, quanto mais intenso e íntimo for um relacionamento, maior será a probabilidade de discordâncias. São muitos os agentes de conflito entre os casais, podendo ser mencionados entre eles o sexo, a infidelidade, os filhos, dinheiro, entre outros. Algumas pessoas habituam atribuir as brigas de casal a fatores exclusivamente externos, em alguns casos questões místicas ou espirituais é que levam a culpa.

Pesquisas baseadas em relatos diários da vida conjugal apresentam que os casais têm mais interações conflituosas em dias que vivenciam mais problemas cotidianos, como: situações de múltiplas e simultâneas demandas, problemas no trabalho, problemas financeiros e doença crônica (depressão, por exemplo). A tentativa de ignorar os motivos de conflitos não os faz desaparecer, ao contrário, provoca o acúmulo de ressentimentos que tende a retornar com mais força a cada novo impasse – o chamado efeito bumerangue.

A satisfação conjugal é definida como o grau de satisfação, confiança, respeito e interesses compartilhado pelos membros do casal e o uso de estratégias destrutivas e/ou competitivas de resolução de conflitos está relacionado de forma negativa à qualidade conjugal. O que ocorre com muitos casais é que ao invés de procurarem solucionar a questão, o marido e/ou esposa tentam impor ao outro seu ponto de vista sem escutar verdadeiramente o que o par tem a dizer. Os conflitos também podem surgir quando um dos integrantes do casal entende que está sendo prejudicado por certo comportamento do outro (ciúmes, ostentação, individualismo, por exemplo). Portanto, na próxima edição iremos dar algumas dicas de como resolver os conflitos no casamento. Até lá!

Por: Résia Morais | Psicóloga
Postado por: Filipe Medeiros | Coordenador de Conteúdo da Cult

oportunidade0
Post Anterior

1ª Feira de Oportunidades de 2017 será na próxima quarta-feira

Foto: Leandro Silva
Próximo post

Chocolate pode trazer benefícios para a saúde

redação

redação

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>