Bem CultEstéticaProdutosQualidade de vidaSaúde

Dentes sisos inclusos: devem ser removidos ou não?

No ditado popular: “Muito riso, pouco siso” pode-se compreender bem o significado da palavra “siso”: juízo, sabedoria. Por isso, se diz que com a idade vem o juízo e com ela chegam também os dentes dos sisos. Os terceiros molares, que geralmente erupcionam entre as idades de 17 e 21, são chamados de dentes do siso, porque aparecem numa idade mais madura, supostamente mais ajuizada. Quando “nascem” corretamente, os dentes do siso podem ajudar na mastigação. Porém, é normal sentir um certo desconforto quando estão erupcionando, mas quando houver dor, nessas circunstâncias consulte seu dentista imediatamente.

Dentes do siso podem ocasionar problemas se não houver espaço suficiente para eles ou se vierem numa má posição. Se o seu dentista disser que esses estão inclusos ou impactados, significa que eles estão presos ou retidos no osso maxilar ou sob a gengiva. Quando tais dentes não erupcionam na posição correta podem permitir que o alimento fique preso, propiciando o aparecimento de infecção, com dor e inchaço.

Um dente do siso que está impactado pode formar um cisto sobre ou próximo a ele. Isso pode danificar as raízes dos dentes próximos ou reabsorver o osso que os suporta. Por que seus dentes do siso podem ter que ser removidos? Cada paciente é único, mas em geral, esses dentes devem ser removidos quando há evidência de alterações, como: dor, infecção, cistos, dano aos dentes vizinhos, gengivite e quando já não é mais possível ou desejável restaurar esse dente.

Antes de tomar qualquer decisão, o seu dentista irá fazer um exame e solicitar um exame radiográfico para que juntos, você e ele, possam discutir o melhor tratamento. Dentes do siso que não são removidos devem ser monitorados porque o potencial para o desenvolvimento de problemas ainda persistirá. Visitas odontológicas regulares permitem que seu dentista avalie seus dentes do siso e sua saúde odontológica e dêem seu parecer quanto o melhor a fazer.
(Fonte: http://www.mouthhealthy.org/en/az-topics/w/wisdom-teeth).

Por: Dr. Alexandre Fernandes | Cirurgião-Dentista
Postado por: Filipe Medeiros | Assessor de Conteúdo Multimídia da CULT

cartao
Post Anterior

SPC Conciliador ajuda na conferência das transações com cartão

p2
Próximo post

Um piquenique no jardim

redação

redação

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>