Saúde

Dia da Saúde Digestiva: câncer de pâncreas é o mais agressivo do trato gastrointestinal

No dia 29 de maio, é celebrado o Dia Mundial da Saúde Digestiva. A data comemorativa foi instituída com o objetivo de alertar a população sobre todos os riscos dos problemas relacionados ao trato gastrointestinal e estimular o diagnóstico precoce, evitando consequências ainda maiores, como o câncer de pâncreas, considerado um dos piores tipos da doença.

De acordo com a médica oncologista do COT – Centro Oncológico do Triângulo, Dra. Florença Neves, pequenas atitudes podem aumentar o potencial de prevenção entre as pessoas. “No caso do câncer de pâncreas e de fígado, por exemplo, não apresentam muitos sintomas específicos. Por isso, muitas vezes quando se descobre a doença, já está em estágio avançado. Dentre os tumores do trato gastrointestinal, o câncer de pâncreas é o mais agressivo e letal. Em contrapartida, alguns hábitos podem ser tomados para aumentar as chances de prevenção, como a prática de atividade física e a alimentação adequada”, afirmou.

Ainda com base na informação da oncologista, o tabagismo, o diabetes e a obesidade são alguns dos principais fatores de risco para este tipo de câncer, além do alcoolismo, que afeta indiretamente por meio da pancreatite crônica, que corresponde a uma inflamação do pâncreas. A mudança de hábitos pode evitar uma série de problemas. Uma dieta rica em vegetais e laticínios e pobre em gordura, por exemplo, ajuda na prevenção ao câncer colorretal. Comer vegetais crus, frutas cítricas e alimentos ricos em fibras desde a infância também é essencial no combate ao câncer de estômago, segundo o INCA (Instituo Nacional do Câncer).

Da azia a constipação intestinal

Este ano, seguindo o calendário mundial de ações educativas, a Federação Brasileira de Gastroenterologia mobilizou o Dia Mundial da Saúde Digestiva para o tema: “Da azia a constipação intestinal – Sintomas comuns de doenças gastrointestinais na comunidade: impacto e interpretação”. A ideia é sensibilizar a população sobre a importância do rápido tratamento e da adoção de um estilo de vida mais saudável. Dentre as doenças gastrointestinais mais comuns, estão a azia, a Síndrome do Intestino Irritável (SII), a Constipação Intestinal e a Disepsia Funcional (má digestão).

Foto: Divulgação
Post Anterior

Fanta promove jovens a protagonistas da nova fase

5
Próximo post

Cult 133: Gestão e Negócios - Profissão CEO

Serifa Comunicação

Serifa Comunicação

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>