Almanaque CultCultura

EMCANTAR Social expande atuação em Uberlândia

Bairros Shopping Park e Jardim Holanda foram contemplados com 180 vagas em oficinas de artes cênicas.

Já são mais de 20 anos dedicados à arte de EMCANTAR pessoas. Seja no palco com o Grupo Artístico EMCANTAR ou nas oficinas do EMCANTAR Social, o que importa é o desenvolvimento humano por meio da arte, do encontro e da transformação.
No que se refere à atuação do EMCANTAR Social, os números impressionam: já são mais de 20 mil crianças e adolescentes de Uberlândia e Araguari, em Minas Gerais, atendidos regularmente em atividades oferecidas em regiões de baixo aparelhamento cultural; mais de 30 espetáculos inéditos criados e apresentados para a comunidade pelos participantes das oficinas, além de diversos livros, DVD’s e CD’s de autoria coletiva lançados como resultado das atividades.
Para a coordenadora do EMCANTAR Social, Ana Lopez, é importante expandir a ação e estabelecer novas parcerias para contribuir para a transformação de vida que acontece todos os dias nas oficinas de arte e educação que realizam. “É uma troca de conhecimento e aprendizado. Uma grande oportunidade para as crianças e adolescentes que frequentam as atividades, e para nós também que aprendemos diariamente com cada um que traz sempre uma história de vida tão singular”, diz.
As oficinas do EMCANTAR Social em Uberlândia envolvem as linguagens da música, teatro, literatura, e brincadeiras da cultura popular, e são viabilizadas por meio de mecanismos de incentivo à cultura com patrocínio do Instituto Algar e parceria com o Programa Transforma e instituições sociais como Comunidade Casa, SOS Família, ONG Ticôte, Instituto Hortense e agora, mais recentemente, com o Instituto Vamos Crescer e ONG Estação Vida.

A expansão em Uberlândia…
Há vários anos, o EMCANTAR Social tem concentrado seus esforços na região leste de Uberlândia, atendendo em oficinas diárias de arte e educação cerca de 500 crianças e adolescentes anualmente. Neste ano, sua atuação está em expansão contemplando mais dois bairros de duas diferentes regiões da cidade: o bairro Shopping Park na região sul e o bairro Jardim Holanda na região oeste.
Nestes dois bairros, estão sendo oferecidas 180 vagas dentro do Projeto Oficinas de Artes Cênicas, sendo 90 para cada bairro. No bairro Shopping Park, as atividades já estão acontecendo na ONG Estação Vida às sextas-feiras pela manhã e tarde. E no bairro Jardim Holanda às segundas-feiras no Instituto de Formação Vamos Crescer.
As vagas são para crianças e adolescentes que têm entre 06 e 14 anos. Interessados em obter mais informações podem entrar em contato pelos telefones (34) 3224-8731 na ONG Estação Vida que fica na Rua Rua Horácio Ribeiro de Almeida nº 230, e pelo (34) 3222-2054 no Instituto de Formação Vamos Crescer que fica na Av. José Salvador Silva nº105.

Mais sobre o Projeto Oficinas de Artes Cênicas
É um projeto de formação para crianças e adolescentes que tem como base a Tecnologia Educacional Escutatória. Envolve teatro, expressão corporal, cenário, figurino, técnica vocal e instrumentos de percussão, brincadeiras populares e jogos teatrais, num processo de estímulo, criação e produção. O resultado das oficinas será compartilhado com a comunidade com apresentações artísticas criadas pelos próprios participantes. É um projeto realizado pelo EMCANTAR Social, em parceria com Programa Transforma, ONG Estação Vida, Instituto de Formação Vamos Crescer, e patrocínio do Instituto Algar, por meio das Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e Lei Rouanet.

Sobre o Instituto Algar
Por acreditar que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor, o Grupo Algar investe, desde 1994, em programas sociais voltados à comunidade. A ideia é contribuir com a melhoria da qualidade da educação brasileira. Ao longo dos anos, estes programas cresceram e, em 2002, passaram a ter a gestão do Instituto Algar e uma atuação em três dimensões: social, ambiental e cultural.

Post Anterior

Buying Essay Writing Service Uk

Cine Família na Praça em Monte Alegre de Minas em 2017 - Foto Roberto Chacur
Próximo post

5ª edição do Cine Família na Praça acontecerá em 04 cidades do interior mineiro

Ciclo Assessoria

Ciclo Assessoria

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>