Bem CultEstéticaQualidade de vidaSaúde

Facetas ou lentes de contato dentais?

Procure um profissional corretamente
habilitado para o diagnóstico e tratamento

A estética, em geral, é de fundamental importância para que o indivíduo esteja integrado na sociedade. Num mundo social, econômico e socialmente competitivo a boa aparência é uma necessidade. É grande a procura pelos pacientes por procedimentos estéticos que lhes proporcionarão um maior bem- estar social e elevarão sua autoestima. E nesse contexto, os procedimentos odontológicos estão entre os mais procurados, visto que, um sorriso agradável é um dos aspectos mais importantes que observamos quando estamos num contato social. Dentre os procedimentos da odontologia cosmética, a cor, a forma e tamanho dos dentes, sua posição harmônica no arco, a quantidade de gengiva à mostra durante o sorriso e outros, são os tratamentos mais procurados. Neste contexto as famosas lentes de contato dentais são objetos de grande desejo, mas será que todos os pacientes têm indicação para tal procedimento?

O que são as lentes de contato dentais?
Não existe unanimidade entre os profissionais para uso deste termo, uma vez que elas não se posicionam por contato, como ocorre nos olhos, mas sim, são “coladas” na estrutura dental. Esse termo se refere mais à espessura destas peças protéticas, que possuem no máximo 0,5mm de espessura, se assemelhando às lentes de contato visuais que possuem 0,2mm. As lentes de contato dentais nada mais são que as conhecidas facetas, porém com espessura reduzida. São indicadas para pequenas correções de posição, tamanho e forma dos dentes. Elas permitem que se façam preparos minimamente invasivos da estrutura dental. Quando os dentes estão muito escurecidos é válido tentar o clareamento dental previamente.

Lente de contato dental confeccionada pelo Técnico em Prótese Dentária, Rafael Stoque.

Lente de contato dental confeccionada pelo Técnico em Prótese Dentária, Rafael Stoque.

As facetas dentárias de porcelana são próteses que são coladas na frente dos dentes (conhecida como face vestibular), proporcionando uma aparência natural e atraente. Elas são usadas para corrigir dentes com trincas, que podem levar à sensibilidade (dor), manchas, dentes desalinhados, desgastados, desiguais ou com espaçamento anormal entre os elementos dentais. Necessitam de um maior espaço para serem confeccionadas, sendo assim, há necessidade de maior desgaste dos dentes onde serão instaladas.

Tipos de facetas dentárias
Os dois materiais mais comumente usados na fabricação das facetas dentárias são a resina composta e a porcelana. Ambos os tipos podem ser fabricados por um protético em laboratório de prótese dentária, chamadas facetas indiretas, ou ainda, com aplicação direta de resina no consultório, conhecida como faceta direta. A porcelana é um material frágil, mas quando firmemente colada ao dente, pode tornar-se muito forte e durável, principalmente se for colada em esmalte dental. Procure um profissional corretamente habilitado para realização de um diagnóstico e correto planejamento e indicação da técnica mais apropriada para obtenção de uma estética desejável dentro dos parâmetros de funcionalidade.

Contato:
Primer Odontocenter | Seu sorriso merece ser Primer!
34 3236-7506 | 34 9 9778-7506
Av. Nicomedes Alves dos Santos, 1500.
Place Colline – Uberlândia – MG
Facebook: Cristina Resende
Instagram: @crisresendd
Email: dracristinaresende@gmail.com
www.primerodontocenter.com.br

Postado por: Filipe Medeiros | Assessor de conteúdo da Revista Cult

Foto: Bruno Figueiredo
Post Anterior

Conserta Smart no Center Shopping

Foto: Netsabe Uberlândia
Próximo post

Circuito

redação

redação

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>