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Feijoada vegetariana

“Tudo mudou quando eu conheci o tofu
defumado em um curso de gastronomia”

Sempre torci o nariz para feijoadas vegetarianas, cheias de proteínas de soja, que mais parecem esponjas boiando no feijão e que não lembram uma feijoada, nem em sabor, nem em aparência. Mas tudo mudou quando eu conheci o tofu defumado em um curso de gastronomia. É um ingrediente incrível e, para quem gosta de comparar, acredito que faça às vezes do bacon nas receitas. Fui trocando ideias com algumas pessoas, incluindo e tirando ingredientes e acabei chegando nesta versão que tem feito sucesso. Além de tudo riquíssima em nutrientes. Você encontrará esses produtos em casas de produtos naturais ou em lojas que vendem produtos orientais. No mesmo lugar também tem todos os outros ingredientes japoneses que irão nesta receita, como o konnyaku (leia “conhaco”) e o cogumelo shiitake. É, eu sei, feijoada com ingredientes japoneses soa estranho, mas o resultado é bem próximo do original, tem não vegetarianos que dizem até que fica até melhor. Konnyaku é uma espécie de batata originária do leste asiático, vendida em forma de gelatina. Ao ser cozida e triturada, adiciona-se soda ou cal à batata, fazendo com que o amido se gelatinize. O konnyaku é amigo das dietas de emagrecimento, quase sem calorias e carboidrato (e sem nutrientes), também encontrado em forma de macarrão. Aqui nós vamos usá-lo porque queremos essa textura mole, mas consistente, que lembra diversos ingredientes da feijoada original. Eu acho o molhinho de pimenta um dos mais importantes acompanhamentos da feijoada, então também coloquei a receita dele no final.

Ingredientes:
Para a feijoada
– 500g de feijão preto
– 1 pacote de konnyaku
– 1 bandejinha de cogumelos shiitake picado em quartos
(ou mais, se forem muito grandes).
– 1/3 de tofu defumado sabor pimenta calabresa
– 4 folhas de louro
– 1 cebola grande picada em cubinhos mínimos (brunoise)
– 3 dentes de alho picadinhos
– azeite

Para o molho de pimenta:
– 2 tomates picados em cubinhos pequenos
– 1 cebola média picada em cubinhos
– 3 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
– 10 colheres de sopa de azeite
– ½ limão Taiti
– caldo da feijoada

Por: Dani Zuin | Medicina Nutricional
Postado por: Filipe Medeiros | Coordenador de Conteúdo da CULT

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