Gourmet CultProdutosRestaurantes

Gateau Therese

Perfeito pra tomar com
uma bela xícara de café

Acabei de ler o livro “A doce vida em Paris”, do David Lebovitz. Recomendo muito aos que gostam da combinação que o nome do livro sugere: David é um americano Chef Patissier que vive em Paris desde 2004 e conta de forma bem humorada e levemente ácida suas experiências na cidade. E no meio dessas histórias apresenta este bolo que ele chama de “Gateau Therese”. O que me fez testá-la rapidinho foi a quantidade de chocolate amargo (muitão) versus a quantidade de farinha (pouquinho), aí já imaginei um bolo denso e cheio de sabor. Perfeito pra tomar com uma bela xícara de café. Foi exatamente o que saiu do forno e não vejo a hora de fazer outro. Ah, as nozes caramelizadas são por minha conta, quis dar um upgrade pra levar no níver da minha avó, que por uma tremenda coincidência, também se chama Teresa. Não preciso falar que a qualidade do chocolate aqui faz toda diferença, então capriche na escolha e não faça muita economia, você vai ser recompensado por isso. Homenagem à vizinha homônima com quem aprendeu a receita.

Ingredientes:
– 250g de chocolate amargo ou meio amargo (usei um com 70% de cacau)
– 8 colheres (sopa) de manteiga sem sal
– 1/3 de xícara de açúcar
– 4 ovos grandes, em temperatura ambiente, separe as claras das gemas
– 2 colheres de farinha de trigo
– 1 pitada de sal

Cobertura de nozes caramelizadas (opcional)
– 1 xícara (chá) de nozes
– 1/2 xícara (chá) de água
– 1/2 xícara (chá) de açúcar
– 1 colher (chá) de chocolate em pó
– 1 colher (chá) de canela

Preparo:
Preaqueça o forno a 180º. Unte uma forma retangular. Usei uma tipo a de pão de forma de mais ou menos 25 cm de comprimento. Aqueça o chocolate e a manteiga em banho maria ou no microondas, misturando de vez em quando até ficar homogêneo. Retire do fogo ou microondas e misture a metade do açúcar, as gemas e a farinha. Reserve. Usando uma batedeira ou um fouet, misture a clara e o sal e bata até começar a formar picos moles. Aos poucos, misture o restante do açúcar até que as claras estejam homogêneas, em ponto de neve. Use uma espátula para incorporar 1/3 das claras na mistura de chocolate e manteiga para que fique mais leve, em seguida acrescente o restante e mexa suavemente até que a mistura esteja lisa e homogênea.
Coloque a massa na forma untada, nivele a superfície e asse por 35 minutos, apenas até que o bolo esteja firme no centro. Cuidado pra não assar demais e perder a umidade tão importante para a textura desse bolo. Deixe esfriar e desenforme.

Nozes caramelizadas: coloque todos os ingredientes em fogo médio, assim que começar a ferver misture até a calda ficar em ponto de fio fino, sem engrossar tanto. Espalhe sobre o bolo imediatamente.

Por: Marcel Gussoni
Postado por: Filipe Medeiros | Coordenador de Conteúdo da CULT

2-img_3079
Post Anterior

Vinhos e sobremesas

fullsizerender
Próximo post

Cult promove evento Café & Moda

redação

redação

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>