Variedades

Grupo Pontes de Amor oferece orientação pós-adoção

Encontros são realizados uma vez por mês e são destinados exclusivamente para famílias que já adotaram

A Pontes de Amor, primeiro grupo de apoio à adoção legal e a convivência familiar e comunitária em Uberlândia realiza encontros com orientação pós-adoção. As reuniões são destinadas exclusivamente para famílias que já adotaram e têm como objetivo a troca de experiências para a superação dos desafios e a promoção da convivência familiar saudável e funcional. Os encontros acontecem mensalmente e recebem em média 20 famílias em cada edição. As reuniões contam com a participação de profissionais, entre eles psicológica e psicopedagoga.

De acordo com a psicóloga voluntária da Pontes de Amor, Letielle Tonon, após a guarda, a Vara da Infância encaminha os pais para participarem do grupo, porém, alguns vão por demanda espontânea. “O grupo é aberto a todos que adotaram independente da idade do filho, e tem como objetivo oferecer um espaço com apoio técnico e suporte psicológico para que famílias sejam acolhidas em seus sentimentos, dúvidas e conquistas vivenciadas na adoção, visando à adaptação e superação dos desafios associados à mesma, por meio da reflexão sobre o exercício da maternidade/paternidade e de troca de experiências”, contou.

As crianças e adolescentes que foram adotados também podem participar dos encontros do “Pós-Adoção”, que acontecem uma vez por mês. Enquanto os pais estão tendo orientação quanto à adoção, os filhos participam do grupo recreativo/reflexivo que trabalha o senso de identidade, valores e propósito de vida, por meio da expressão lúdica das crianças e adolescentes e a vivência de situações de interação em dinâmicas, atividade e brincadeiras.

Para Letielle Tonon, a participação no grupo de Pós-Adoção visa o acolhimento, oferece suporte psicológico, promoção de um ambiente dirigido e seguro para troca de experiências e reflexões sobre as vivências na adoção. “Esses encontros auxiliam no processo construção e fortalecimento dos vínculos afetivos dentro da família, cooperando no desenvolvimento de relações familiares e funcionais. Além disto, favorece os processos de convivência familiar e comunitária, colaborando com as famílias para a formação e ampliação de sua rede de apoio”, finaliza.

Serviços:
Encontro Pós-Adoção
Data: 16 de novembro
Horário: 19h15
Local: Rua Roosevelt de Oliveira, 611 – Aparecida

valdir
Post Anterior

Valdir, o pipoqueiro mais famosos do Brasil ministra palestra no dia 21 na CDL Uberlândia

Projeto Dedo de Verso - Foto Douglas Luzz (10)
Próximo post

Enzo Banzo realiza saraus de performances literárias em Uberlândia

Serifa Comunicação

Serifa Comunicação

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>