Variedades

Jovens têm apostado nas vagas de estágios ao invés de empregos formais

Não são apenas as oportunidades para jovens aprendizes que abrem caminho para a efetivação. Os estágios de nível de ensino médio ou superior, também direcionados para os que ainda frequentam as salas de aulas e estão em início de carreira podem contribuir para a efetivação se o jovem se dedicar e sair bem. Um levantamento recente da Companhia de Estágios mostrou que o aprendizado é tão importante para esses candidatos que 52% deles afirmam que o maior benefício das vagas de estágio é colocar o conteúdo aprendido na sala de aula em prática.

É justamente isso. Em detrimento da crise que reduziu o número de vagas formais de emprego, muitos estudantes resolveram apostar nos programas de estágios destinados a alunos do ensino médio/técnico e nível superior como uma forma de complementar a formação, uma vez que podem colocar em prática todo o conteúdo apreendido em sala de aula.

De acordo com a Fundação CDL, somente no primeiro quadrimestre desse ano, 250 estagiários em níveis ensino médio e superior conseguiram se ingressar em uma empresa parceira à entidade, sendo 15 destes efetivados.  “Acreditamos que a recuperação econômica leve à abertura de mais vagas de estágios e nós da Fundação CDL, realizamos visitas nas empresas parceiras, em um trabalho de prospecção de oportunidades para estudantes”, afirma Bânia Vieira Poli, gerente executiva da Fundação CDL.

Nos últimos anos, o cenário econômico do país dificultou a criação de vagas de emprego como um todo, mas os indicativos mostram sinais de uma retomada nas vagas de estágio. Um levantamento do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) apontou que, após uma queda de 10,1% em 2016 e uma pequena elevação de 3,2% em 2017, a expectativa para este ano é de que 35 mil vagas sejam abertas. Esse número representa um crescimento de 9,4% em relação ao ano passado.

A coordenadora de Talentos Humanos do Primo Rossi, Adriani Fernades Pennisi afirmou que os estágios representam uma oportunidade para as empresas e para os jovens, para a descoberta de habilidades e aquisição de experiência. “Aumentamos muito o número de vagas. Hoje temos 103 funcionários, fora os 24 estagiários”, afirma.

Ela destacou que a empresa dá valor ao trabalho prestado pelos estagiários e investem neles para que se tornem bons profissionais dentro da empresa. “Nosso nível de exigência é grande. Sempre digo que se não tivermos a vaga ao fim do estágio, essa pessoa estará preparada para o mercado de trabalho. Ao longo do estágio, vemos a diferença dos que querem a vaga, dos que são dedicados, cumprem os horários, são criativos e vêm para somar. Nosso propósito é efetivar aqueles que têm um histórico de responsabilidade e trabalho diferenciado. Com estes o gasto de energia é menor, se desenvolvem, conhecem bem os valores da empresa e prezam isso”, enfatizou.

 

 

Post Anterior

33232526_2067771826812182_1307037283513270272_n
Próximo post

Inscrição para Festival Minas Music encerra neste domingo (27)

Serifa Comunicação

Serifa Comunicação

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>