Bem CultQualidade de vida

Melatonina: o hormônio do sono

Alguns pesquisadores já chamam
a melatonina de super hormônio

Ultimamente você tem se sentido cansado? Não dorme direito, não perde peso? Pode ser falta de melatonina, um hormônio secretado pela glândula pineal que fica localizada no cérebro e tem o papel de auxiliar na regulação do ciclo circadiano, também conhecido como ciclo claro-escuro. Na ausência de luz ocorre a produção desse hormônio e na presença de luz há a cessação. Para um sono de boa qualidade é fundamental que a melatonina seja produzida em quantidade adequada. A médica especialista em modulação hormonal, Melissa Antoun, conta que um dos fatores que contribuem para diminuir a produção desse hormônio além da idade é o estresse. “A baixa na produção de melatonina pode estar relacionada aos níveis elevados de cortisol, um hormônio produzido pelo nosso corpo em situações de estresse, que prejudica o nosso sono”, explica. Alguns pesquisadores já chamam a melatonina de ‘super hormônio’, uma vez que ele age não só na regulação do sono, como também é um poderoso antioxidante que combate o envelhecimento e reduz a progressão de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. Se você sofre de insônia ou acorda estressado constantemente, vale à pena consultar um especialista para fazer exames e verificar qual a quantidade correta para o seu organismo.

Regulamentação nacional
Até pouco tempo atrás não era possível produzir a substância no Brasil por falta de regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para adquirir a melatonina era necessário importar, o que tornava o produto bem mais caro. De acordo com a proprietária da farmácia de manipulação Bothanica, Analícia Freitas, a medida é positiva, mas ainda restrita. “Nos Estados Unidos o consumo é liberado, já aqui no Brasil é necessária a avaliação e prescrição médica. Foi liberada a manipulação, mas só pode ser vendida com receituário médico”, observa.

Por: Simone Mendes
Postado por: Filipe Medeiros | Coordenador de Conteúdo da Cult

Foto: Leandro Silva
Post Anterior

Chocolate pode trazer benefícios para a saúde

fitness_tracker_guide_cover_2
Próximo post

Superação, com Fabiana Vinhal

redação

redação

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>