Bem CultQualidade de vida

O que é a vida?

“A vida é um ponto entre
dois abismos de nada”

“Apaga-te. Amanhã, amanhã, dia a dia… todo passado desliza neste desenrolar até a última sílaba do registro dos tempos. A vida é uma sombra que anda… Ilumina para os tolos até o pó da morte. É como um pobre ator que se pavoneia e se agita em hora de palco. E depois não é mais ouvido. É uma história contada por um idiota, cheia de som e de fúria. Apaga-te, breve vela que nada significa”. Macbeth – W. Shakespeare.

E para nós, o que é a vida? Me respondem que a vida é luta, é nascimento, crescimento, desafios e calmaria. A vida é isso e muito mais. A vida é um sopro que voa como o vento. É tempo, lugar e movimento. É um ponto entre dois abismos de nada. A vida é o sim e o não, o Ser e o Não Ser. Como o vento que passa e retorna, como a chuva que cai e seca, mas depois volta, como as flores que desabrocham, mas fenecem e mais tarde reaparecem. A vida é a resposta segura de corações que batem e palpitam no âmago das emoções humanas.

Em sua obra “O Ser e o Nada”, Jean-Paul Sartre sugere existir uma dialética primária ou atávica entre o Sim e o Não nas demandas de juízos e juízes. Parece que no impasse desta suposta sintonia o tempo faça escolhas, mesmo quando ambos têm razões e objetivos contrários. A busca desse equilíbrio e dessa fatalidade talvez possam explicar estes pensares. A vida é Ser no mundo. O resto não sabemos. O resto é silêncio.

Por: Dr. Jorge Pfeifer | Psicólogo e Psicanalista
Postado por: Filipe Medeiros | Assessor de Conteúdo Multimídia da Cult

9615238_l
Post Anterior

Odontofobia: medo de dentista - como superar?

1233983_715678575113936_737678104_n
Próximo post

O olhar sobre a mulher e a mãe especial

redação

redação

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>