Variedades

Pacientes do COT lançam livro com relatos que podem fazer a diferença para pessoas que enfrentam o câncer

Obra será lançada durante o Simpósio de Oncologia, promovido pelo Centro Oncológico do Triângulo, no próximo dia 30 de setembro

Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que mais de 14 milhões de pessoas são diagnosticadas com câncer todos os anos. Diante do desafio de se dedicar ao tratamento e enfrentar tantas incertezas e sentimentos que vem à mente, a troca de experiências pode fazer a diferença. Pensando assim, 25 pacientes do Centro Oncológico do Triângulo – COT – se uniram em prol de um objetivo comum: compartilhar suas experiências e aflições, transformando suas vivências em histórias inspiradoras. As narrativas escritas pelas pacientes estão no livro “De Mãos Dadas: histórias reais de mulheres com câncer”, que será lançado durante o oitavo Simpósio de Oncologia, promovido pelo COT, no próximo dia 30 de setembro.

Por que aconteceu comigo? Será que vou sobreviver? Como dar essa notícia à família? Essas foram algumas das perguntas que vieram à mente da pedagoga Raquel Alves, após ter descoberto um câncer na Tireoide em 2015. A ideia do livro surgiu quando ela conversava com uma amiga na sala de espera do COT, durante um tratamento do câncer. Neste bate papo, ambas descobriram que tinham muita coisa em comum, inclusive a ideia de compartilhar suas experiências. “Eu e a Elizete nos conhecemos em 2015, em pleno tratamento, nas salas de espera do COT. Organizamos o livro como uma tentativa de mostrar que no meio desta tempestade toda, é possível ser vitoriosa, aprender a ver o mundo com outro ponto de vista, rever valores, e principalmente mostrar aos leitores que toda essa tempestade mental e emocional é normal e faz parte do processo. Nessa perspectiva, queremos levar outras pacientes a refletir sobre um intervalo na vida, no qual ninguém tem controle de nada, o que temos que fazer é ter fé”, destaca Raquel Alves.

O projeto ganhou força no início de 2016, quando a fotógrafa Roberta Cauhy e outras pacientes se uniram a iniciativa. Além das histórias, a obra traz fotografias que materializam a força e a luta dessas pacientes durante o tratamento do câncer. A obra, que conta com o apoio e patrocínio do COT, traz em 117 páginas narrativas de mulheres que conseguiram traduzir por meio de textos suas vivências e sentimentos desde que receberam o diagnóstico e como encararam o dia a dia do tratamento.

Para a diretora do Centro Oncológico do Triângulo, Valéria Ribeiro, esta iniciativa do livro pode colaborar com os pacientes que estão em tratamento ou que por ventura descobrirem esta necessidade. “Com esta iniciativa de contar suas experiências, essas pacientes do COT terão um papel de grande importância para aqueles que vivem situações semelhantes e que terão a oportunidade conhecer outras vivências e formas de lidar com as situações. Para nós, apoiar esta iniciativa é também uma forma de contribuir com esclarecimentos e esta importante troca de experiências que faz a diferença”, destacou a diretora.

O livro “De Mãos Dadas: histórias reais de mulheres com câncer”, a ser lançado oficialmente durante o Simpósio de Oncologia, poderá ser adquirido pelo valor de R$ 30,00, sendo que a renda obtida será revertida para o Hospital do Câncer em Uberlândia. Quem desejar adquirir o livro pode obter informações com Raquel Alves pelo telefone (34) 9911-5285.

Ilustração - by Climate KIC on Unsplash (1)
Post Anterior

Em Uberaba: abertas inscrições para curso gratuito de Gestão e Planejamento de Grupos Culturais

CineMaterna
Próximo post

CineMaterna exibe o filme ‘Divórcio’ nesta quinta-feira (28/09)

GA Comunicação

GA Comunicação

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>