AcademiasFitness CultQualidade de vidaSaúdeVariedades

Sobrecarga na musculação pode gerar lesões graves

 

Tendinite, distensões e dores musculares são principais lesões, segundo ortopedista

 

Na busca pelo corpo perfeito ou, até mesmo, correr atrás do tempo perdido, muita gente confunde força de vontade com exagero e acaba por sobrecarregar na hora da atividade física. Tal atitude pode desencadear diversos problemas como provocar dores durante ou após a musculação, além de gerar graves lesões. “Caso a pessoa já sinta alguma dor ou incômodo antes de iniciar qualquer atividade física, é recomendável que ela faça uma avaliação com o ortopedista afim de não agravar a lesão”, explica o médico do Hospital Orthomed Center, Leandro Gomide.

Leandro salienta que pessoas que estão sedentárias há muito tempo, tem tendência maior de sofrer lesão ao iniciar exercícios. “A falta de atividade física provoca uma regressão funcional, com perda de flexibilidade articular e hipotrofia das fibras musculares. Reativar essas funções e de forma errada pode gerar lesões graves. O ideal é que a pessoa inicie de forma moderada”, saliente o ortopedista.

As principais lesões, resultados da sobrecarga de atividades físicas, segundo Leandro, são a tendinite, distensões e dores musculares. A primeira é causada por inflamação e, consequentemente, a degeneração no tendão, resultado de movimentos repetitivos e sobrecargas. Já a distensão muscular trata-se de quando o músculo se estica demais, gerando ruptura de algumas fibras musculares ou de todo o tendão muscular envolvido.

Quando este tipo de lesão acontece, o ortopedista alerta. “É preciso interromper imediatamente as atividade e buscar um especialista para uma avaliação mais precisa e identificar o tratamento ideal para cada condição”, ressalta.

???
Post Anterior

Painel sobre a recuperação econômica abre a palestra com o economista Ricardo Amorim na próxima terça-feira (06/03)

Próximo post

Good College Essays - an in Depth Anaylsis on What Works and What Doesn't

Serifa Comunicação

Serifa Comunicação

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>