Almanaque CultCultura

Uberlândia recebe mostra itinerante de vídeos produzidos por crianças e adolescentes

Com entrada franca, exibição dos filmes contempla escolas e espaços públicos. Confira datas e locais!

A partir de quinta-feira (16/11), Uberlândia recebe uma mostra muito especial de sete curtas-metragens, produzidos ao longo deste ano por 120 crianças e adolescentes de 08 a 16 anos que vivem na região leste da cidade, nos bairros Alvorada, Morumbi, Joana Darc, Dom Almir, Celebridade, Prosperidade, São Francisco, Jardim Ipanema, Jardim Sucupira e Aclimação.
Os filmes foram desenvolvidos por meio do Projeto CineOLHAR, coordenado pela cineasta e educadora Aline Miguel. “Nosso objetivo é dar oportunidade de acesso à arte e à cultura para essas crianças e adolescentes através da vivência com a linguagem técnica e artística do audiovisual”, explica Aline.
Ao longo das oficinas semanais e gratuitas que acontecem no Clube Cesag, no bairro Alvorada, os participantes do Projeto têm acesso não só à teoria, mas especialmente à prática do cinema. “São eles quem fazem tudo, desde o levantamento e discussão de ideias para criação de roteiros, divisão de funções, cenário, figurinos, gravações, edições… E até mesmo a distribuição do filme foi pensada por eles: como construir a Mostra Itinerante para fazer os filmes serem vistos pelas pessoas”, conta a coordenadora.

Mais que Cinema, transformação de vida!
A expectativa dos participantes para a Mostra é grande. “Eu tô bem animado para a Mostra. Todos estão muito ansiosos, mas é algo bom. A gente tá muito feliz de poder levar nosso trabalho para vários lugares”, compartilha Otávio Augusto de 13 anos, que desempenhou diversos papéis como ator, cinegrafista, iluminador e roteirista nos curtas produzidos, e para quem essa oportunidade tem muitos significados. “Eu sempre fui muito tímido, e nas oficinas aprendi a me soltar. Hoje em dia uma das coisas que eu mais gosto de fazer é atuar”, afirma.
O projeto CineOLHAR é realizado pela cineasta Aline Miguel em parceria com Programa Transforma e patrocinado pelo Instituto Algar, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e Governo de Minas Gerais. ok
Todos os eventos para apresentação da Mostra Itinerante de Vídeos CineOLHAR são abertos ao público e tem entrada franca. “Contamos com a presença de todos para prestigiarem o trabalho dessa garotada que merece nosso reconhecimento pelo esforço e dedicação que demonstraram ao longo de todo o ano”, convida Aline Miguel.

Confira datas e locais da Mostra CineOLHAR:
16/11 – 9h - E.E. Juscelino Kubitschek – Pç. Durval Gomes Xavier, 275 – Aclimação
16/11 – 14h30 / 15h / 16h – E.E. Lourdes de Carvalho – R. Gentil Cardoso de Paula, 10 – Alvorada
17/11 – 19h30 – Oficina Cultural – Pç. Clarimundo Carneiro, 204 – Centro
28/11 – 15h30 – ONG Ação Moradia – R. Canoas, 181 – Morumbi
02/12 – 15h – Alvorada Cultural – R. Maria Augusta de Morais, 04 – Alvorada
Informações: 34 3216-6146

Oficinas de Artes Cênicas (02) - Foto Douglas Luzz
Post Anterior

EMCANTAR Social realiza mostra teatral em Uberlândia

call
Próximo post

Empresa de Call Center oferece 200 vagas de operador de telemarketing

Ciclo Assessoria

Ciclo Assessoria

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>