ArtistasCinemaCulturaEventosMúsica

Viradinha Kids será realizada pela 2ª vez na Virada Cultural de Uberlândia

O evento gratuito acontecerá na parte interna do Teatro Municipal; umas das atrações é o Grupo Emcantar

A programação da segunda edição da Virada Cultural – Cultura e Movimento em Uberlândia contará mais uma vez com a Viradinha Kids, que foi sucesso de público em 2016, com a participação de mais de 500 crianças. Para esse ano, a programação inclui teatro, contação de história, brincadeiras e cantigas e ainda apresentação das crianças e adolescentes da orquestra Espaço Alexa.

Para a produtora da Viva Marketing Eventos e Cultura, Tatiane Oliveira, o sucesso da primeira edição fez com que a organização abrisse espaço mais uma vez na programação. “A adesão no ano passado foi muito grande e sentimos uma boa receptividade de quem esteve nas apresentações. Não só as crianças, os adultos que participaram aprovaram a iniciativa de termos planejado uma programação exclusiva para o público infantil”, afirmou.

Contação de história

As escritoras Ivone Assis e Raquel Ordones se apresentam com a contação de história “O medo do escuro”. A apresentação será no palco do Teatro Municipal, a partir das 18h40. “Nossa participação é uma contação. Acredito que levar a literatura com seriedade com um projeto que seja de valor cultural é sempre bom”, disse Ivone Assis.

Teatro

O Grupo Emcantar apresentará o espetáculo “A Nova Estória da Dona Baratinha”, com adaptação para musical. A apresentação cênico-musical, narra à divertida história da Dona Baratinha, que, ao contrário da história original, é uma barata moderna e independente. Toda a trama é duelada entre um Narrador que insiste em contar a tradicional história, e a própria Barata, que desabafa sobre quais são seus verdadeiros sonhos. Em meio a tantas reviravoltas, o público irá se divertir com canções do universo infantil e com possibilidades de reinventar essa história.

Brincadeiras e cantigas

No dia 7 de setembro, a partir das 18h será realizado no saguão do Teatro Municipal as brincadeiras e cantiga. Tá com Té e Leda Gonzaga apresentam “Brincadeiras e cantigas, nos embalos de carimbó”. Na apresentação, a nossa tradição cultural, bela e diversa, será experimentada de forma lúdica e cantada. Tatá, Teté e Leda Gonzaga convidam as crianças para brincar e entrar na roda, numa divertida vivência de conexão com o passado e o presente.

As brincadeiras e cantigas baseadas na poética, diversão e melodia de “Brincar é…” da escritora Tatyana Zanesco e a magia de “A saia mágica de Alice” da escritora Leda Gonzaga. As meninas estão convidadas a vestirem suas saias e meninos, suas calças largas. Vamos curtir o momento, viajar no tempo e embalar no ritmo de carimbó. Pés descalço: sincronia, vários movimentos criando um só!

Orquestra Espaço Alexa

Mais de 100 crianças e adolescentes com idades entre 6 e 16 anos irão se apresentar durante a programação da Viradinha Kids como parte do Projeto “Espaço Alexa de Música”. São 80 integrantes do Espaço Alexa Música do polo Aclimação e 28 do polo São Jorge.

De acordo com a gerente de projetos do Instituto Alexa, Roberta Jannini, o Espaço Alexa Música é um projeto realizado pelo instituto em parceria com a Escola Estadual Presidente Juscelino Kubitschek, do bairro Aclimação, que cede o espaço.  “Atualmente, no Polo Aclimação, atendemos cerca de 130 crianças e adolescentes, a maioria estudantes da escola JK. Os participantes têm aulas de violino, flauta, violão e percussão. Na área da música O Instituto Alexa patrocina o projeto “Toca que eu Canto”, que acontece no bairro São Jorge. Os dois projetos se juntaram há três anos”, contou.

Confira o repertório que será apresentado pela Orquestra Espaço Alexa: Tema de abertura Quianzala – Maestro Quianzala; Halellujah – Leonard Cohen; Asa branca – Luiz Gonzaga; Oh Suzana – Stephen Foster; Trenzinho Caipira – H.Villa Lobos. O regente coordenador musical é Afonso Quianzala.

Conheça o Instituto Alexa

O Instituto Alexa é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), sem fins lucrativos que desenvolve atividades com educadores, crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, em parceria com associações e escolas da rede pública, nas áreas de cultura, educação, meio ambiente e saúde. O objetivo é contribuir para a formação de cidadãos conscientes.

A 2ª Virada Cultural de Uberlândia – Cultura em Movimento é uma realização da Viva Marketing Eventos e Cultura, com o patrocínio da Uberlândia Refrescos, Instituto Alexa e Alesbisa por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. Fomento da Codemig e apoio do Colégio Nacional, Start Química, Provanza, Hospital Santa Clara, Center Shopping. Parceria, Senac. Mais informações na página: www.facebook.com/viradaculturaluberlandia e no site www.viradaculturaluberlandia.com.br

Serviços:
Viradinha Kids
Data: 6 e 7 de setembro
Horário: Abertura dos portões a partir das 17h30
Local: Teatro Municipal (espaço sujeito à lotação)

 

Post Anterior

Confira a programação social do Cajubá desta semana

Próximo post

Apresentações de dança movimentam Virada Cultural em Uberlândia

Serifa Comunicação

Serifa Comunicação

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>